quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como se tornar um líder


Você sabe por que os gansos selvagens voam em formato de delta? Essa configuração é a que permite o melhor aproveitamento do ar. Assim o grupo gasta menos energia e consegue manter o vôo por mais tempo. Quando o que está na ponta da flecha se cansa, passa para a última fileira. A explicação científica do comportamento das aves é um exemplo perfeito para ilustrar como liderança e trabalho em equipe andam de mãos dadas. Essas mesmas atitudes estão sendo cada vez mais requisitadas e valorizadas até para quem trabalha na linha de produção das fábricas.
Ser um líder não é simplesmente dar ordens de qualquer maneira. É aquele que sabe orientar a equipe para seguir a direção correta. É aquele que sabe motivar as pessoas para alcançar o objetivo com planejamento, organização, disciplina e criatividade. Assim como cada um dos gansos selvagens que experimentam a sensação de liderar os demais, cada pessoa tem a mesma capacidade.
Duvida? Pense em uma situação qualquer da sua vida em que já teve de tomar uma decisão. Fazemos isso a todo momento - para o bem ou mal. E uma das características da liderança é a capacidade de tomar decisões.
Uma vez, colocaram seis pessoas dentro de um bote e somente um remo. Não demorou muito e um deles logo teve a iniciativa de dar as ordens para os demais remarem até atingir o outro lado do rio. O curioso é que mesmo depois que o primeiro líder foi retirado do bote, uma segunda pessoa teve a mesma iniciativa de liderar os demais que estavam no bote. Essa experiência real mostra que a liderança faz parte da vida de cada um de nós.
Os escritores Roberto Shinyashiki e José Luiz Tejon Megido, dois especialistas no assunto, realizaram o seminário “Como liderar e formar uma equipe de campeões”, em São Paulo. Donos de carreiras respeitadas, eles deram dicas de como adotar atitudes positivas para despertar a liderança que existe em cada um.
“Mesmo trabalhando em uma fábrica, é possível ter atitudes de liderança”, diz Shinyashiki. “Quem não foi submetido a uma dor, a uma situação difícil, não nasce para a liderança”, explica Tejon. Confira nas próximas páginas as dicas dois dois especialistas.

Um comentário:

  1. É importante ressaltar que um líder não deve somente ditar as regras, ele também tem que saber orientar o grupo para seguir o melhor caminho.

    ResponderExcluir