quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Segredos para conviver em um grupo


 


Seja com familiares, amigos ou colegas de trabalho, você sempre se relaciona com grupos sociais. Com a sua forma de pensar e agir, você interage constantemente com os demais. Se você quer manter a sua individualidade e contribuir para o desenvolvimento desses grupos, leia as dicas abaixo. 

Passos


1

Seja autêntico: se você demonstrar como você realmente é, não terá nada para esconder e gerará uma predisposição melhor dos outros em relação à sua pessoa.

2

Não tente agradar aos outros a qualquer custo.

3

Exercite a tolerância. Nem sempre as coisas são feitas ou ditas como você gostaria ou faria. Aprenda a aceitar pensamentos e formas de ser diferentes, mesmo que você não concorde com eles.

4

Escute com atenção o que os outros têm a dizer e analise o que eles expõem e propõem, dando espaço para que eles falem e se expliquem. Isso ajudará a saber o que os outros pensam para responder da melhor maneira e não ter discussões desnecessárias.

5

Manifeste as suas ideias com sinceridade, mas não seja radical e fale com delicadeza para não ferir os sentimentos dos outros. Autenticidade não é sinônimo de agressividade.

6

Estimule os relacionamentos. Procure gerar situações em que todos possam compartilhar momentos agradáveis, conversas e atividades divertidas. Assim você alimentará um sentimento de união entre as pessoas e mais integração entre o grupo.

7

Preserve as suas convicções. Fazer parte de um grupo não significa que todos os seus integrantes tenham que pensar da mesma maneira. Se você for uma pessoa segura, poderá manter a sua individualidade e, assim, enriquecer o grupo.

8

Mostre-se aberto para incorporar novos integrantes e estimule o grupo a ser flexível nesse sentido.

Importante

  • Confiança, respeito mútuo e comunicação entre os integrantes são imprescindíveis para manter boas relações dentro de um grupo. 

3 comentários:

  1. Isso mesmo, Quem quiser ter uma ótima convivência em qualquer grupo, tem que seguir esses 8 passos.

    ResponderExcluir
  2. Se todo mundo seguisse esse passos , o mundo seria bem melhor .

    ResponderExcluir
  3. Sugestão de vídeo sobre esse tema : http://www.youtube.com/watch?v=6v7DeFJ9_JM

    ResponderExcluir